quarta-feira, 24 de outubro de 2007

HISTORIAS DA NOSSA TERRA

O livro "Trancoso terra de sonho e maravilha",conta a historia de três valentes gatunos que viveram em Trancoso e no Terrenho nos séculos XVIII e XIX e a quem chamavam" Os Chuços".
O pai conhecido por " Bom Ladrão" roubava aos ricos para dar aos pobres. Os dois filhos seguiram o seu exemplo, sendo os dignos sucessores do pai tanto na inteligencia como no aprumo e na valentia. Os Chuços apesar de serem o que eram, sempre revelaram uma grande generosidade, o que os tornou simpáticos, nunca prejudicaram um pobre ou um trabalhador , também não consta que tivessem assassinado pessoas. Um deles de nome José Chuço, como o pai, era tão forte e descarado que lhe chamavam o "Hércules de Trancoso", por duas vezes foi condenado ao desterro em África, voltando sempre com a mesma determinação. Este José Chuço, filho, viveu no Terrenho sendo lá que terminou a sua " carreira" , surpreendido pela policia para o prender, acabou por ser abatido a tiro, no ano de 1823. A historia destes "senhores" não acaba aqui , ela começa e continua no livro que já foi citado no principio ; Um muito obrigado à sua autora por esta e outras historias da nossa terra e do nosso concelho.

domingo, 21 de outubro de 2007

Igreja





Algumas fotos tiradas no interior da igreja, com o patrono S. Martinho em lugar de destaque sobre o altar.

Não sei se tiveram oportunidade de vêr este diagrama quando foi publicado no jornal "A Guarda"em 16 de março de 2001. Acho interessante vêr a evolução da população do Terrenho sobre 3 séculos. Se alguem tem dados actualizados, agradeço.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

O Terrenho Durante a Noite



Uma noite em passeio, valeu estas fotos, para que se aprecie tambem de noite a beleza das casas do Terrenho

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Sede?


Quem nao sente saudades da fonte que todos conhecemos?
Quem ao olhar para a foto nao sente a agua fresca tocar nos lábios?
Até se vêm as gotas a ressaltar da agua.
Quem nao estava com sede ficou...pelo menos com agua na boca, nao?

domingo, 14 de outubro de 2007

Uma parede pode ser bonita. Humana.

Um muro não. Nunca é.

Basta abrir os olhos e ver.

domingo, 7 de outubro de 2007

Memorias



Nesta casa vivi com a minha família uma pequena parte da minha infância, dos poucos anos que fiquei no Terrenho. É com prazer que a vejo em obras, como muitas outras. Felizmente começa-se a reconstruir em lugar de construir de novo, deitando abaixo o que se deve preservar.

( fotos da Joana)

BOA NOTICIA



PARABENS AOS PAIS DA CRIANCA QUE NASCEU ESTA SEMANA NO TERRENHO !
DESEJAMOS-LHES MUITAS FELICIDADES.