sexta-feira, 30 de outubro de 2009

CASTANHAS

*****************************************
A primeira foto, é um castanheiro longal e este tem a particularidade de ser do soito longal, local que os mais antigos conhecem também pelo nome de cemitério dos burros, era lá que se enterravam os burros 'dizem', neste soito havia um castanheiro longal que tinha um tronco tão largo e( ôco) vazio no interior que se podia entrar lá dentro com o carrinho de mão para cortar as partes secas, que depois serviam para nos aquecer em casa.
Depois estão algumas variedades de castanha, as mais conhecidas , verdial, longal eu também ouvia falar da castanha martainha mas não tenho foto para vos mostrar e em ultimo o melhor, as castanhas assadas e a jeropiga, que servirão a fazer crescer água na boa aqueles não poderem ir ao Terrenho para o S. Martinho, EU VOU .
Outro castanheiro que muitos de nos ainda conheceu e que infelizmente já desapareceu,o castanheiro cabano.
***************************************

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

CRUZES NAS SOLEIRAS DAS PORTAS

Já aqui tinha falado das cruzes que existem nas soleiras das portas no Terrenho e não só, também existem em muitas outras terras da beira interior, como está provado neste documento publicado no site. http://www.cm-belmonte.pt/Pdf/actaspatrimoniojudaico.pdf Aqui pode encontrar este e outros documentos que provam a passagens dos 'cristãos novos' judeus pelo Terrenho. Também aqui se pode ver que o Terrenho nesta altura( 1735) pertencia à villa de Moreira de Rei. *********************************************** Eleições Autarquicas 2009 Resultados Junta de Freguesia Terrenho: PSD/PPD:63 PS:65 PCP/PEV:0 Nulos:2 Brancos:0 Votantes:130 ****************************************

terça-feira, 13 de outubro de 2009

PATRIMÓNIO 2

O povoamento do Terrenho vem do tempo do rei D. Dinis. Era um lugar privilegiado, aberto ao sol nascente, rico em solos e águas que chegavam da serra. Isso determinou a importância económica que teve, comparado com outros lugares do concelho. A rua principal, a Fortunato Tavares, teve calçada antiga, do cemitério ao Cabeço. Isto quando outras terras ainda chapinhavam em lamaçais. Agora está coberta de alcatrão, e isso retirou-lhe dignidade. A calçada velha era irregular e inadequada. Mas merecia uma calçada nova, de granito, como outras terras têm. E este arranjo, ali na rua de Cima, não tem classificação. É impossível inventar coisa mais feia. Foto e texto: J.C.

Barragem Com Lixo

Clic em , Os Portugueses essa Gente, para ler os comentàrios Os portugueses, essa gente sempre pronta a deixar a sua marca pelo mundo fora ****************************************** 18 de Agosto de 2009 por Luis Rainha Na barragem do Terrenho, não se via hoje vivalma. Mas os resquícios do animado picnic da véspera ainda animam a paisagem. Bem gostariamos que estas coisas não voltassem a acontecer, mas não é o caso. Esta foi a imagem que um turista guardou depois de ter passado pela barragem do Terrenho no mês de agosto 2009, os autores talvez se reconheçam. Fonte: file:///C:/Documents%20and%20Settings/José/Mes%20documents/lixo%20barragem.htm

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

DECRETO - LEI QUE MUDOU AS 'FRONTEIRAS' DO TERRENHO

**********************************
*************
Este decreto-lei mostra como ficou oficial a passagem dos limites do Terrenho com a Torre, que era o ribeiro da aldeia nova, em parte e que depois passou ser o ribeiro do vale azedo. .................................................... Doc. Enviado por: D. M.
........................................................
Para ler o documento : Clique Aqui

sábado, 3 de outubro de 2009

CONVERSA ENTRE VIZINHOS (2)


....................................................................
Obrigado à sra Sucena e à sra Alzira por estes momentos, que nos fazem recordar muitas coisas.
....................................................................