As mouras encantadas são espíritos, seres fantásticos com poderes sobrenaturais dos folclores português e galego. São "seres obrigados por oculta força sobrenatural a viverem em certo estado de sítio como que entorpecidos ou adormecidos, enquanto determinada circunstancia lhes não quebrar o encanto". Segundo antigos relatos populares, são as almas de donzelas que foram deixadas a guardar os tesouros que os mouros encantados esconderam antes de partirem para a mourama.
As lendas descrevem as mouras encantadas como jovens donzelas de grande beleza ou encantadoras princesas e "perigosamente sedutoras" Aparecem frequentemente cantando e penteando os seus longos cabelos, louros como o ouro ou negros como a noite, com um pente de ouro, e prometem tesouros a quem as libertar do encanto.
Podem assumir diversas formas e existe um grande número de lendas, e versões da mesma lenda, como resultado de séculos de tradição oral. Surgem como guardiãs dos locais de passagem para o interior da terra, os locais "limite", onde se acreditava que o sobrenatural podia manifestar-se. Aparecem junto de nascentes, fontes, pontes, rios, ribeiros, poços, cavernas, antigas construções, velhos castelos ou tesouros escondidos.
**************************************
|
Interior da pia |
|
Exterior da pia |
*****************
A seguir Um video e A Lenda da Pia Da Moura
Aqui fica a Lenda Da Pia Da Moura
***********
Contam as gentes mais antigas, que já os seus pais e os seus avós diziam que, num ribeiro perto da quinta do bóco , existe uma Pia muito antiga, a que nós chama-mos pia da moura. Esta pia está ligada a uma bela lenda: a lenda da moura encantada.
Dizem pois estas gentes que foi junto a essa Pia que há muitos, muitos anos se consagrou uma bela história de amor:
Uma bela menina de cabelos louros, segundo uns, ou de cabelos negros, afirmam outros, de origem árabe encontrava-se junto a essa Pia, todos os dias com o eleito do seu coração.
Contudo, um belo dia o seu amor teve de se ausentar para ir guerrear noutras terras. Este prometeu-lhe, porém, que voltaria a encontrá-la junto a essa Pia.
A bela moura esperou, esperou mas o seu apaixonado nunca mais retornou pois teria morrido no combate.
Dizem então as gentes, que essa bela moura aparecia ai, junto a essa Pia, todas as noites e que na noite de São João havia até quem a ouvisse a cantar e a chorar as suas mágoas.
A lenda da Pia da moura encantada, acompanharam o imaginário destas gentes que passaram esta bela história de geração em geração.