sábado, 30 de janeiro de 2010

POMBAL
















Hoje com um ar de mamarracho abandonado, ele serviu em tempos de abrigo a várias centenas de pombas, que em bandos faziam o vai e vem entre as tapadas da ribeira e o pombal, até parecia que davam as boas vindas a quem descia o Caminho Mau.
Também havia os tordos que durante o dia iam encher o papo lá para os lados da terra quente, onde há muitos olivais e depois vinham passar a noite no pombal; Tudo isto no tempo de um grande senhor que se chamava Miguel. Agora só restam alguns morcegos para aproveitar a guarida... 

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

PORTAS COM CRAVELHO TERRENHO


Mesmo se alguns parecem abandonados, a maior parte ainda estão ao serviço e apesar da idade que aparentam, não perdem o charme que todos eles têm.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A CAVAR A VINHA
















Mesmo se cavar com a enxada é cada vez menos utilizado "e todos nos sabemos porque", eu encontrei aqui um dos nossos conterraneos que ainda o faz como noutros tempos.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Auto- Estrada ( Douro Interior)

 















Estejam descansados ela não vai chegar até ao Terrenho. **** O Ip2, que terá perfil de auto-estrada (4 faixas de rodagem) entre Açores - Concelho de Celorico da Beira - e Trancoso estará pronto dentro de pouco mais de um ano, em Novembro de 2010. Este importante troço do IP2 é estruturante para a economia da região, e permitirá encurtar a viagem entre Trancoso e Guarda de 45 minutos para aproximadamente 15 a 20 minutos. A foto das obras foi tirada no chafariz do vento para o lado de Freches. C. M. ....................................................
BOA INICIATIVA
O Governador Civil da Guarda reuniu-se dia 22 / 01, com os presidentes das câmaras de Celorico da Beira, Trancoso, Mêda e Vila Nova de Foz Côa. O assunto é o IP2, auto-estrada do Douro Interior.
Este encontro tem como objectivo a elaboração de um documento orientador e potenciador de futuros investimentos públicos, privados e municipais, na área de influência daquela via, a apresentar a diversos departamentos governamentais.
“Considera-se que a futura auto-estrada, em construção, só por si não será propiciadora de um desenvolvimento integrado e factor de fixação das populações, razão pela qual o documento a apresentar ao Governo deverá constituir um verdadeiro projecto para uma operação integrada de desenvolvimento”, diz o Governador Civil, Santinho Pacheco.
Fonte. Nova Guarda

TERRENHO Fogueira de Natal 2009

Mesmo se a qualidade das fotos não é a melhor, pelo menos mostra que a tradição da fogueira de natal ainda se mantém. Fotos de:Delfim B.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Arvores do Adro têm 100 anos




Guarda, Trancoso, Terrenho, Adro da Igreja de Terrenho:
Tília-prateada, P 2,6m ,h 16m, 100 anos
Tilia tomentosa moenchen L: N 40º51´59´´ - W 7º 21´23´´

Guarda, Trancoso, Terrenho, Adro da Igreja de Terrenho:
Plátano P 3m, h 19m, 100 anos
Platanus orientalis L:N 40º51´59´´ - W 7º 21´23´´

Guarda, Trancoso, Terrenho, Quinta da Cerca
Buxo ( 700 exemplares) P 60 cm, h 12m, 400 anos
Buxus sempervirens L: N 40º 52´6´´ - W 7º 21´16´´

Fonte:
http://venerablesarboles.blogspot.com/2009/07/arvores-monumentais-de-guarda-portugal.html

Elas eram 5 por volta dos anos 50, mas o Plátano e a Tília são os únicos que restam.
Havia também a Faia que morreu de velha, ainda não há muito tempo.
Havia outra árvore em frente a porta travessa da igreja, uma cerejeira, outra quando se sobem as escadas do adro de baixo, ficava a esquerda ( essa ainda se vê na foto).
Mas se o Plátano e a Tília têm um século, os buxos da cerca, esses são muito mais velhos: pelos dados do Ministério da Agricultura já terão quatro séculos!