quarta-feira, 25 de março de 2009

SOLAR DOS CONDES DE AVILEZ

**Um pouco de historia sobre a origem do solar dos Condes de Avilez **

Catarina de Chaves, instituiu em 26/4/1542 o morgadio e capela de Nossa Senhora da Trindade na freg. de Terrenho, antigo conc. de Moreira de Rei (Trancoso), que deixou por herdeiro seu sobrinho Fernão de Sequeira de Almeida Amado, 2º morgado da Trindade na freg. de Terranho. C.g. nos Ameida Sá Menezes.-Chaves, de Valdujo, freg. do antigo conc. de Moreira de Rei (Trancoso)1-CATARINA DE CHAVES, natural de Valdujo, (esta pode ter casado várias vezes, pois em Valdujo, aparece uma Catarina de Chaves a casar em 1661 com Belchior Francisco. Também uma Catarina de Chaves, casou em Valdujo a 12/9/1672 com António Rodrigues, foram pais de : Isabel, bapt. a 4/2/1674, -António, bapt. a 23/5/1675, -Manuel, bapt. a 10/8/1680 e ainda uma Maria e Catarina, que aparecem mencionadas nas listas de crisma da dita freg.). Casou com MATHIAS FRANCISCO. Filhos :2-Maria, bapt. em Valdujo a 20/6/16672-CATARINA FRANCISCA DE CHAVES, natural de Valdujo, onde faleceu com testamento a 24/11/1741. Casou em Valdujo a 4/6/1705 com DOMINGOS LOPES, natural da freg. de Terrenho (falecido em Valdujo a 26/2/1756)

FONTE:http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=52386&fview=e *********************************************

5 comentários:

Anónimo disse...

Falar do Solar dos Condes me dá muitas saudades pois brinquei bastantes vezes na serca com as mininas do caseiro, parabéns para quem teve é grande ideia do bolg pois só assim matamos as saudades da nossa terrinha

Anónimo disse...

Falar do Solar dos Condes me dá muitas saudades pois brinquei bastante vezes na cerca com as meninas do caseiro, parabéns para quem teve a grande ideia do bolg, pois só assim matamos as saudades da nossa terrinha.

alcina disse...

Também sinto saudades, lembro-me de ajudar a filha do jardineiro a regar as flores que embelezavam todo o jardim, pena que tudo esteja tão ao abandono, fui lá no Verão passado e fiquei muito triste com o que vi. Quem sabe um dia pode ser que as coisas mudem, vamos ter esperança,saudações para todos.

José Augusto disse...

Também eu sinto essa saudade, já que o meu avô Firmino era o Jardineiro, que eu acompanhava durante as minhas férias de Verão, a quem ajudava na rega, comia uma ou outra pêra e jogava à bola no recinto de patinagem/ténis, que era alcatroado. Isto aconteceu durante a década de 70.
Alcina qual o nome da filha do Jardineiro?

José Mateus disse...

Boa tarde, Sr. José Augusto.
Pergunta qual é o Nome da filha do jardineiro com quem a Alcina brincava,chama-se Amélia,se quer saber onde mora, ela mora
nos Cótimos, que fica là para os lados de Casteição.
Saudações,

José Mateus