quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Biscoitos à moda da Beira Alta

Biscoitos


Ingredientes:
  • 6 ovos ;
  • 250 g de açúcar ;
  • 2,5 dl de azeite ;
  • 500 g de farinha (aprox.) ; (Depende do tamanho dos ovos)
  • umas gotas de aguardente (uma colher de chá)
  • açúcar  para polvilhar ;
  • Um pouco de limão (gotas)
  • saqueta de fermento químico  (10gr)
  • 1 Colher (de chá) de bicarbonato
Confecção:
Numa tigela batem-se os ovos, o açúcar, a aguardente e o azeite até se obter uma cor esbranquiçada, como se fosse pão-de-ló.
Adiciona-se  a farinha (um pouco de cada vez) o fermento e o bicarbonato, batendo sempre com uma colher de pau. 
A massa deve ficar de maneira a que os biscoitos não fiquem muito 'achatados'.
Pode por o forno a aquecer 200 graus,
Para tender os biscoitos precisa de de uma travessa de alumínio e duas colheres.
Para dar a forma aos biscoitos, com as duas colheres faz uma pequenas bolas que colocando no tabuleiro, (que deve estar bem quente e enfarinhado).
Polvilhar com um pouco de açúcar ou canela.
Meter no forno bem quente, durante 20 minutos


19 comentários:

virginia disse...

Boa noite, para quem vaí ao blog,gostei muito da receita, a minha mãe sempre faz,agora com a receita,sou eu que vou fazer
Obrigada Zé pelo blog

Beijos a todos


Virginia Cardoso

Anónimo disse...

Estão com otimo aspeto vê lá se mandas uns (via internete).É que já se comia.
Bea Mateus.

Anónimo disse...

Olà, esta receita para quantos biscoitos médios ?
Comprimentos
Lena

José Mateus disse...

Olà, para responder à sua pregunta,
com estes ingredientes pode fazer entre trinta e trinta e cinco, com o tanhanho dos que vê na foto.

Cumprimentos : José Mateus

Anónimo disse...

Olà,fiz 2 tabuleiros de biscoitos mas nao crescerao.
LNI

José Mateus disse...

Se tinha todos os ingredientes, só pode ser uma coisa.
A massa não pode ficar mole, quando se deita a massa no tabuleiro o biscoito deve guardar +ou- a forma definitiva, se eles ficam com a forma de uma bolacha é porque tem que levar mais farinha.
Já tive esse problema.

Cumprimentos: José Mateus

Anónimo disse...

Olà sr José,deitei mais farinha e os biscoitos ficarao como na foto.
Sr José desculpe de lhe diser, mas para min 500g de farinha basta 5 a 6 ovos.
Cumprimentos
Lena

Unknown disse...

Obrigada pela possibilidade de podermos eternizar estas tradições . Quando a minha mãe me dizia p prestar atenção não o fiz , nem anotei a receita , e agora valeu_me este site ! Aqui encontrei vàrias receitas de doces e pratos tão tìpicos da nossa zona . Obrigada pelo contributo ;-)

Unknown disse...

Acabei mesmo agora de fazer a receita ......atenção não pode levar mais de 4 a 5 ovos tive de juntar muita farinha e depois deu um bolo sem jeito nenhum mas como sou da beira e gosto destes bolos ainda vou tentar com uma receita a minha maneira não gostei do limão e desnecessário e o bicabornato faz muito mal e não gostei nada do paladar. Vou tentar uma receita e depois se ficar bem vou partilhar.

José Mateus disse...

Obrigado Dulce, sendo assim vou modificar a receita, em vez 8 ovos vamos ficar pelos 6,tudo depende do tamanho dos ovos.

Obrigado pela sugestão.

José Mateus

Antonio A Teixeira disse...

Obrigado amigo há muito tempo queria fazer estes biscoitos minha avó que era de Freixo de Espada a Cinta, fazia, mas ela já morreu há muitos anos, agora vou ter a oportunidade de fazer e saborear esta delicia de biscoito, obrigado e um forte abraço.

amcasa disse...

Há anos que tento recuperar via NET uma receita dos saudosos “bicarbonatos” da minha infância. Embora viva em Lisboa, tenho casa e faço estadias frequentes no concelho de Sernancelhe. As mulheres mais velhas de lá, andam há anos a prometer-me fazer bicarbonatos ou a dar-me a receita, mas nunca tive sucesso. Muito próximo do último natal deparei, para meu agrado, com esta receita. Muito obrigado ao autor.
Já cozinhei por duas vezes, seguindo de muito perto a receita e o resultado é muito próximo do sabor e textura da minha memória. Qualquer coisa correu mal às pessoas que nos comentários fizeram reparos. Cá em casa, quatro pessoas em três dias fizeram desaparecer +- 40 biscoitos de cada vez.
Recorrendo a achega de um técnico de panificação qualificado, com quem conversei a propósito de não ter conseguido a forma de lapa alta e em alguns, aquelas “caverninhas” perto do topo aberto, ele explicou-me algumas questões que partilho e que podem ser uteis:
- A farinha não pode ser “self-rasing” portanto, não aditivada.
- O fermento deve ser de padeiro. “ Fermento químico é para massas mais finas….”. Ideal seria usar fermento natural.
- A farinha de trigo deve ser a T65 sem fermento. A T55 serve mas é demasiado fina.
- A massa acabada deve “descansar” cerca de meia hora antes de ser tendida.
- Os tabuleiros devem ser polvilhados de farinha e ligeiramente tostada previamente.
- Muito Importante: Os tabuleiros devem estar bastante quentes no momento de tender. Isto é o que permite “selar” o fundo do biscoito, não o deixa achatar e obriga a massa a subir e ficar com o aspeto de lapa.
- Finalmente, um azeite com alguma acidez melhora a sensação de prova ou seja, realça os sabores.
Espero que estas dicas sejam uteis.

Unknown disse...

Fiz a 2 dias, ficaram muito boms mesmo, adorei. Obrigada pela sua receita.
Nélia Homem

Unknown disse...

Fiz a 2 dias, ficaram muito boms mesmo, adorei. Obrigada pela sua receita.
Nélia Homem

Unknown disse...

Eu fiz a receita exatamente igual e nao saiu nada duque tava na foto.

Unknown disse...

Esta receita nunca fiz mas vou experimentar.. faz-me lembrar os que minha mãe fazia e nunca aprendi..mas de uma coisa me lembro... ela aquecia o azeite..acho que faz alguma diferença.

Unknown disse...

GOSTEI MUITO DE CONHECER A

Unknown disse...

CONCLUINDO GOSTO DESTES BOLINHOS OBRIGADA PELA ATENÇÃO EM PUBLICAR ����

Anónimo disse...

Très bon j'ai bien réussi merci