domingo, 10 de abril de 2011

PANELAS DE FERRO

capacidade: 50 litros, colecção de Jorge A. F.
Dando continuidade a lembranças da minha infância, hoje é a vez da famosa panela de ferro fundido, também conhecida por panela de 3 pés.

Ainda me lembro delas, de vários tamanhos,Aqui temos algumas que podiam levar  50L.

estrategicamente colocadas à volta da fogueira na cozinha, tanto na casa dos meus pais, como na dos meus avós, assim como em todos os lares da aldeia!


A pouco e pouco foram surgindo novas tecnologias e actualmente raras são as pessoas mesmo nas aldeias que não se renderam aos modernos utensílios de material mais prático , abandonando quase por completo a tradicional panela de ferro.

A medida que se vão tornando inutilizáveis na cozinha, é-lhes imediatamente dada nova função ... assumem o papel de "vasos" ostentando belas espécies de plantas e flores decorando varandas, balcões e alpendres, ou como objecto decorativo no interior das casas.

22 comentários:

virginia disse...

Olá,que saudades das panelas de ferro
Fiz muita comida nelas,e ariei muitas
na casa dos meus pais, e na casa dos outros,ó tempo, que vaí e não volta.

Abraços a todos


Virginia Cardoso

Velud'arte disse...

Olá. Adorei o post!
Preciso de ajuda sobre este assunto.
Tenho panelas de ferro mas ainda não as utilizei para cozinhar, pois sei que requerem uma preparação, pois neste momento consideram-se tóxicas.
Já ouvi que se deve encher de azeite, ferve-lo e só depois está preparada, mas também já ouvi outras dicas às quais perdi o rasto.
Quero muito começar a cozinhar nelas. Pode-me ajudar com alguma indicação?
Obrigado.
Neuza

José Mateus disse...

Olá, obrigado pelo comentário, é sempre agradável de saber que outras pessoas tem o gosto pelas coisas antigas.
A preparação para utilizar as panelas pela primeira vez, eu também não sabia mas tenho a sorte de ainda ter a minha mãe que tem 87 anos e que utilizou as panelas de ferro para fazer de comer durante muitos anos.

Ela fazia o seguinte, enchia a panela com metade água e outra metade leite e deixava ferver pelo menos meia hora, depois passava a panela por água limpa e estava pronta para servir.
Espero te-la ajudado.

Cumprimentos; José Mateus

Anónimo disse...

de fato a comida em panelas de ferro tem outro sabor, como de fato não podia ser de outra maneira, pois ao contrário do que dizem, o óxido de ferro no qual se transforma eventual ferrugem da panela, é mais um complemento alimentar, que só vai enriquecer a hemoglobina do sangue.
Depois de usada é simples lava-se com sabão neutro, que qualquer um pode fazer, seca-se e unta-se com azeite. Está pronta de novo a servir. Que saudades tenho do bodo de Aranhas em que a comida era cozinhada em mais de 50 panelas de 50 L- Por onde param agora? como é possível que alguém as tenha roubado?

Anónimo disse...

Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "PANELAS DE FERRO":

de fato a comida em panelas de ferro tem outro sabor, como de fato não podia ser de outra maneira, pois ao contrário do que dizem, o óxido de ferro no qual se transforma eventual ferrugem da panela, é mais um complemento alimentar, que só vai enriquecer a hemoglobina do sangue.
Depois de usada é simples lava-se com sabão neutro, que qualquer um pode fazer, seca-se e unta-se com azeite. Está pronta de novo a servir. Que saudades tenho do bodo de Aranhas em que a comida era cozinhada em mais de 50 panelas de 50 L- Por onde param agora? como é possível que alguém as tenha roubado?

jorge ferreira disse...

A maneira melhor de lavar uma panela de ferro é a seguinte:enche-se com água ,ferve-se 30 minutos,lava-se com sabão,vai ao lume a secar completamente,unta-se com uma gordura ;azeite,banha...,e por fim vai outra vez ao lume para secar a gordura.Depois sempre que for usad tem de fazer estas operações ,não apanha mais ferrugem.

Anónimo disse...

Ola , gostava que alguem me ajudasse pois tenho umas panelas de ferro mas ganharam ferrugem , como a posso eliminar?

José Mateus disse...

Olà boa tarde, a resposta està no comententàrio antes do seuou seja:
A maneira melhor de lavar uma panela de ferro é a seguinte:enche-se com água ,ferve-se 30 minutos,lava-se com sabão,vai ao lume a secar completamente,unta-se com uma gordura ;azeite,banha...,e por fim vai outra vez ao lume para secar a gordura.Depois sempre que for usad tem de fazer estas operações ,não apanha mais ferrugem

José Mateus

CC disse...

Boa noite, tenho uma destas panelas e já cozinhamos algumas vezes com ela mas quando a lavamos por dentro e ao secar com toalhas de papel,estas, saem sempre algo negras. Eh normal?

José Mateus disse...

E normal se lavar um bocado de ferro "fundido", que eu penso que é com esse tipo de ferro que as panelas são feitas.
Pode ver o comentário de Jorge Ferreira que está mais acima.

José Mateus

Unknown disse...

Boa noite
Tenho duas panelas de ferro fundido de três pés.
Quero iniciar a tempera das mesmas mas já ouvi várias versões diferentes.
Alguém me pode informar a melhor e a mais correta?
Obrigado

Isabela disse...


Pois aí tem, que tb tenho e utilizo uma de 2 litros quase diariamente... em cima do fogão de gás :) já que não tenho lareira :(

Depois de bem lavada, tem que se COZER A PANELA, como diziam os antigos, e é assim :
Põe-se a panela ao lume com água, um pouco de azeite e um pouco de banha ( gordura de porco ),um pouco de farinha de milho e couves verdes. Deixa-se ferver 2 a 3 horas, lentamente, depois despeja-se e põe-se a panela de pernas para o ar "a descansar" até ao dia seguinte .
Repete-se a operação no outro dia.

Já ´tá, lava-se sem sabões e sem esfregar muito, enxuga-se e besunta-se com azeite.

Das 1ªs vezes que se utiliza é normal que deixe ainda alguma cor negra nas águas da cozedura ou da sopa, não há alarme, é ferro e faz bem, depois com o tempo e com mais vezes de sopinhas feitas isso vai deixando de acontecer.

...tenho uma há anos aonde cozinho diariamente as sopas e aferventados e grão e feijão e outros acepipes tradicionais bem portugueses.
E mesmo não tendo lareira, ainda consigo mesmo assim curtir o gosto autêntico simples e bom e genuíno dos bons produtos eco e bio de minha escolha.
Fixe !

Vitor disse...

Olá.
Comprei um "Robot de cozinha" destes há poucos dias. Comprei uma coisa já generosa, de 10 litros, para umas sopas em convívio. O vendedor disse que antes de a utilizar devia ser cheia de carne de porco gorda e deixar ferver por 4 horas.
Não é bem um processo funcional pois para encher uma panela destas precisava de a gordura de um porco inteiro.
Também houve quem me dissesse que bastava cozinhar duas ou três vezes com a panela bem cheia, não aprovritando obviamente a comida dessas primeiras duas cozeduras.
Tudo acaba por fazer sentido, assim, vou tentar seguira as dicas que aqui encontrei, sempre são mais viáveis.
É claro, fui alertado, e issi eu já sabia, que a comida feita nestas panelas tende a ficar um pouco mais escura do que se for feita nas outras.
Se houver mais alguma dica... agradecia.

Zelao disse...

Preciso comprar uma dessa como faço ? 11 947986088

Vitor disse...

A minha, comprei-a numa feira, foi onde as encontrei mais em conta.
O amigo Zelao é de onde?

leandro disse...

Como eu posso comprar um destes potes

Unknown disse...

Quem comprou pode sugerir pf um local de venda? Obrigada!

Unknown disse...

Quem comprou pode sugerir pf um local de venda? Obrigada!

Vitor disse...

Companheiros. numa qualquer feira, na zona dos "ferreiros" encontram-se destas coisas em vários tamanhos e a um preço muito convidativo. São eles quem as vendem.
Na minha zona, uma de 10 litros nova, à estreia custou 50€.

Unknown disse...

Cuidado com o preço e a qualidade das panelas. As de ferro fundido verdadeiras eram fabricadas pela CIF ( Companhia Industrial de Fundição) que ficava no Porto. Essas sim são boas mas já não se fabricam pois a CIF deixou de as fazer. Agora só no mercado dos usados. E mesmo assim são caras porque eram feitas em monobloco. Entretanto, apareceram no mercado panelas chinesas que são muito baratas mas que são feitas aos anéis de chapa grossa imitando o ferro fundido mas depois de duas ou três utilizações estalam todas pelas soldaduras. Estás panelas só deverão ser usadas para decoração com flores ou vasos dentro, não para cozinhar.

Unknown disse...

Adquiri recentemente uma e tratei da seguinte forma:
Lavei com água e sabão.
Coloquei ao lume a ferver 2 horas.
Com um pano retirei ferrugem.
Voltei a lavar com sabão.
Só ao terceiro dia é que já não havia vestígios de ferrugem.
Atenção que se lhe colocar azeite ou outra gordura oculta a ferrugem mas fica lá.
Só depois de retirar toda a ferrugem é que a untei toda bem untada com azeite.
Coloquei ao lume a com azeite e depois voltei a untar toda.
Se untarem com banha e estiverem uns tempos sem a utilizar a banha fica rançosa e passa o sabor para a panela.
Antes da primeira utilização para comida, fervi lá restos de Couves e toucinho.
Cozi depois Couves para comer e depois coloquei água a ferver uma horita e untei com azeite estando assim pronta para a utilização seguinte.
Bom apetite e melhor proveito.

Unknown disse...

Boa tarde tenho um pote mas nao o preperei pela primeira vez nao sabia e agora a comida nao me sai boa o que eu posso fazer agora daqui para a frente