segunda-feira, 14 de junho de 2010

O FORNO DO TANQUE RESTAURADO

Aqui temos a prova que, "do velho podemos fazer novo". Sem servir há vários anos, foi agora restaurado e já está pronto para voltar a cozer pão.Pode ser que no mês de Agosto (se não for antes) se encontrem voluntários para cozer uma fornada, com bôla e tudo. Noutros tempos não havia mãos a medir, era de manhã cedo até à noite , estava sempre ocupado.
Havia quase sempre um ramalho espetado ao lado da porta, para as pessoas saberem que o forno ia ser utilizado e também para marcar a vez, normalmente as pessoas respeitavam" a vez"só havia uma que morava lá para a rua de Baixo, que gostava de passar à frente dos outros e isso dava direito a algumas zaragatas. Neste forno podiam cozer o pão de várias pessoas ao mesmo tempo , mas para isso o pão tinha que ter uma marca, para depois o conhecerem quando estivesse cozido, uns era com o dedo, fazia-se um buraco no centro , um belisco, Uma palha , uma caruma.... o problema é que as vezes com o calor a palha ardia.
Já a seguir temos em primeiro, uma foto tirada em 1950 ?,e em segundo uma tirada antes de ser restaurado. ******************************************************************************** Fotos de: Virginia C., Jorge C. e Delfim M.

6 comentários:

Jorge Carvalheira disse...

Ora assim está bem e recomenda-se!
Só é pena que algumas patetices já não possam ser corrigidas.
Como por exemplo as eiras da Varela, a presa do conde no caminho mau, os Campos Elísios das Lapinhas, etc.

Anónimo disse...

Aí está ele, tal como eu o tinha na memória, só que agora de cara lavada está ainda mais bonito, bem haja a quem fez por isso e já agora guardem a minha vez porque também quero experimentar. Um abraço a todos e até breve. ALCINA

virginia disse...

Gostei muito de ver o forno restaurado,ficou muito bom,só temos agredecer,a quem o fez, desde já o meu muito obrigada,eu também quero um dia a minha vez de experimentar
Um
Abraço a toda a gente do Terrenho,um muito espscial para a Virginia Carvalheira
Virginia Cardoso

AM disse...

Parabéns ao Terrenho pelo bom gosto que tiveram na recuperação de um simbolo comunitário ancestral, que existe em quase todas as aldeias beirãs.

A.M.

Filipa disse...

Esta obra ficou magnífica. Dou os parabéns a quem a idealizou e quem a concretizou. Agora só falta a inauguração.


Beijinhos
Filipa Carvalheira

Dionisio Santos disse...

Que saudades de lá ir com a minha mãe ajudar a cozer o pão de noite...isto há 55 anos. Parabens pela obra...está muito bonito!

Dionisio santos