sábado, 25 de fevereiro de 2012

CORNELHO OU CORNACHO





O Cornelho, no tempo  em que o centeio era uma das prencipais colheitas da região.era muito procurado por grandes e pequenos, desde que as espigas amadurecem até às malhas, é um grão muito leve mas que se vendia muito caro,depois da recolha, passavam por là uns homens munidos de uns cambos 'balança a dois braços'  que compravam e pagavam bem pago, o cornelho seguia depois destino à indústria farmacêutica.
Cambos

Era uma fonte de receita suplementar que servia para amealhar o dinheiro para os sapatos ou para o vestido da festa.
Numa seara, apenas algumas espigas de centeio continham o cornelho, que sobressaía pela sua cor escura. O cornelho ou cravagem de centeio, é um fungo que se desenvolve no centeio.

O cornelho era utilizado

na medicina tradicional em algumas  aldeias da região ,

 o chá de cornelho, era tomado para ajudar ao parto, caso as forças fossem fracas ou a criança se recusa-se vir ao mundo 


A ingestão de farinha de centeio contaminado com o fungo 'cornelho' originou uma doença conhecida como ergotismo,"Envenenamento lento pelo uso de farinha de centeio atacada de cravagem." bastante comum na Europa durante a Idade Média, afectando milhares de pessoas. A doença aparecia sob duas formas características: uma gangrenosa e outra convulsiva. Nomes populares para o ergotismo, tais como "mal dos ardentes", ou "fogo de Santo Antão", referem-se à forma gangrenosa da doença. 

Sem comentários: