terça-feira, 15 de janeiro de 2013

PIOLHOS - LADROS

Esta planta encontra-se na rua paralela à avenida, em frente à casa da Família Carvalheira, no balcão que eu penso ser propriedade das herdeiras do sr Miguel.
Ela  passa despercebida para a maior parte das pessoas e portanto ela já la estava em 1960.

Passagem obrigatória para muitos de nos quando ainda existia a 'escola velha'.
Como podem ver os frutos são umas bolinhas vermelhas que nos colhia-mos e depois de esmagadas na mão  serviam para esfregar no pescoço dum camarada e isso dava tanta comichão,            que talvez por isso, ' ficou a Chamar-se piolho-ladro'

A definição de Piolho-ladro no dicionário é a seguinte:


Piolho-ladro [Entomologia]  Piolho que parasita a púbis. = CARANGO, CHATO
Plural: piolhos-ladros.



Também nesta rua havia outra coisa que ficou na memoria de muitos cá da terra, era o famoso cão que se chamava moloto ou molotof, nos tínhamos que passar sempre em silencio na frente da porta, senão tínhamos a certeza que ele saia do pátio e ferrava o dente.

Mesmo se ele nos metia medo, também fazia uma coisa que toda a pequenada gostava de ver; como muitos de nos sabemos naqueles tempos as motas eram raras e como o sr Padre tinha uma, sempre  que ele passava com a mota na frente da porta era a corrida atrás da mota  e isso nos  gostávamos de ver,  talvez porque era a mota do sr. ,Padre, ele pelo contrário não gostava muito da brincadeira. 








Sem comentários: