sábado, 6 de fevereiro de 2010

FONTE DA ALDEIA NOVA

















Não há viv´alma...está tudo calmo, só de vez em quando, um ou outro que não gosta da cerveja do café lá vem beber uma pinguita de água. Ou então o macho do sr. Emídio,que é um dos clientes habituais, se não o único.
Mas o que me dá cabo da cabeça é aquele letreiro "AGUA NÃO VIGIADA", "Raios parta ", se a água do Terrenho tem assim tantos defeitos por que é que ela é tão cobiçada?
















 A água que sai desta fonte e da fonte do adro vai depois para o ribeiro, (foto2) passa no meio de plástico, roupa e outras coisas que aqui não digo, chega à barragem e depois de receber alguns quilos de produtos químicos fica "pura" e pode ser vendida a um bom preço!
Nós sabemos o que nos aconteceu com a água do tornadoiro, é nossa e temos que a pagar. E esses produtos se são assim tão bons para purificar a água fazem desaparecer tudo o que existia dentro da água,depois da barragem,( isto foi o que eu vi, se este problema já foi solucionado, peço desculpa) será porque a água é pura demais? Mas as melgas estão como querem no meio de tudo isto porque as rãs e os peixes já la não estão para as comerem.Se forem dar uma volta lá para aqueles lados nos meses de Verão vão sair de lá com algum sangue a menos, eu já fiz a experiência...

1 comentário:

Anónimo disse...

De facto, estaas placas começaram a aparecer em quase todos os fontanarios e bebedor do país...! Na minha opinião, isto é o fruto do lobby da grande distribuição e dos representantes dessas empresas que exploram nascentes e que vendem a água mais carra hoje em dia que 1 litro de gasolina (não acreditam? Vão à uma estação da Galsp por exemplo, e compram-la um litro de água, a ver se não pagam mais de 1,30 € !!!), que fazem isto para incentivar as pessoas a não consumirem a água da fonte e a passar a comprarem a água engarrafada nos supermercados ! É de igual forma o lobby da empresa Aguas da Teja, que explora as águas do concelho, e que desta forma, incitam as pessoas a consumir a água da rede. Como diz bem o nosso conteráneo, afinal, a água da torneira é aquela que vem por aí fora, até a barragem, e passa por campos e campos, e locais poluidos. E querem agora dizer que a água da barragem, aquela que devemos pagar para consumir, é mais bigiada do que as nossas fontes naturais ?
Reparem que o cartaz só diz "
agua não vigiada" e não "água não potável", o que é totalmente differente; que eu saiba, voltando as fontes da nossa aldeia, as águas que ali chegavam da serra e das nascentes debaixo de terra NUNCA foram vigiadas no passado, e sempre foram consumidas ! Ou então devermos ler o cartaz desta forma: "Atenção, a água não está a ser vigiada, por isto, pode ser algum dia contaminada e/ou envenenada, pelo qual será perigoso consumi-lá desde a aparição ???".
Eu vivo em Lisboa, mas cada fim de semana que venho para cá, customo ir encher os garrafões de água à minha mãe naquela fonte depois de Castaíde, quando se vai para Rio de Mel. Nunca vi água tão boa e tão fresca, até no verão! Pelo menos, já la vao anos a fios que consumo desta fonte, e não vai ser a aplicação de mais um cartaz nesta fonte que me irá dissuadir de continuar a consumí-la.
Meus caros, isto tudo chama-se ganância económica, e não preocupação de sáude pública. Mais uma prova disso: Este ano, não houve uma lei que passou a por Taxas as pessoas que tinham feito furos de água ? Repararam igualemente a quantidade de taxas acrescidas que estamos a pagar nas nossas facturas de água ? Continuam a pagar por cada agregado familiar, taxas de esgotos ? Mesmo um bebé recem nascido, com um número de contribuinte, deve começa a pagar uma fortuna pelo saneamento dos esgotos públicos ???
A minha mensagem final: Se não percebe o motivo da aplicação destas placas, retirem-nas e verão que nada mudará então: Continuaram a apreciar fazer um "pit-stop" de pura água fresca no adro ou na aldeia nova, sempre que sentirem a boca a saber a pasta de papel, cada vez que sair da taverna da Isaura ou do Café da Rosa :)
Um abraço a todos.

Um filho da terra. Carlos carrolo