domingo, 20 de novembro de 2011

A DESFOLHADA DO MILHO

O cultivo do milho,mesmo se agora já se faz em muito menos quantidade que noutros tempos, continua a ser cultivado na nossa região.
 Esta planta gosta muito de calor e água. 
A sementeira é feita nos princípios de Maio; em Junho é sachado para tirar as ervas daninhas e mondado. 
A monda consiste em tirar um pé de milho mais fraco, que esteja junto com outro, para que aquele que se mostra mais forte se possa desenvolver melhor.
Em Junho, começam as regas.. 
Quando o milho cresce e que a espiga já começa a estar criada, cortam-se a canas, ou seja a parte que fica a seguir à espiga, que é um óptimo alimento para o gado.
Nos fins de Setembro, princípios de Outubro corta-se o milho que, noutros tempos era transportado para as eiras em carros de bois, ou carregado nos burros. 
Na eira fazia-se a desfolhada, dizemos na eira, mas tambem podia ser num quinteiro ou mesmo no terreno onde o milho foi criado.
Mangual



A desfolhada noutros tempos
















                                *******************************************                                                                                                                               À medida que se desfolha,  ia-se amontoando as espigas em cestos de verga  e depois deitados na eira e ai ficava  a secar durante vários dias para depois ser malhado com o mangual," isto era antigamente, hoje as coisas estão muito mais fáceis porque todas estas coisas são feitas à maquina"   

Os mais jovens participam entusiasmados nas desfolhadas,  sempre na esperança de encontrar milho-rei,( O milho-rei é a espiga, vermelha e também pode ser de várias cores e que era muito raro encontrar ), o felizardo(a) que encontra-se uma tinha  o direito de dar uma volta a todos os presentes , distribuindo abraços.

alguns exemplos de milho rei




 

 
















Antigamente, esta era uma oportunidade única para se aproximar fisicamente das raparigas , das namoradas, até das noivas porque, na época, as convenções sociais eram muitas e a vigilância por parte dos pais era muito apertada. 

A desfolhada ou esfolhada ou descamisada termina sempre  com a merenda,  que muitas vezes era uma sardinhada .






Sem comentários: