sábado, 14 de janeiro de 2012

VOLFRÂMIO QUARTZ ESTANHO URÂNIO

Trás-os-Montes e as Beiras, foram os principais fornecedores de Volfrâmio para a I e II  Grande Guerra e posteriormente para a Guerra da Coreia ( década de 50). Nestas duas zonas se estabeleceram Ingleses e Alemães, na exploração do Volfrâmio.
Volfrâmio tinha aplicações bélicas (essencial nos processos de reforço do aço, nomeadamente, nas blindagens, componentes de tanques, aviões, motores, etc). Volfrâmio Preto e Volfrâmio Branco, foram ambos extremamente importantes para a altura bélica, e caríssimos na época.

Vejamos.
O volfrâmio em 1942 estava oficialmente cotado ao preço de 150 escudos o quilo; no entanto no mercado livre vendia-se a 500 escudos chegando no pico do conflito mundial a transaccionar-se a 1000 escudos. Nessa altura um mineiro ganhava 18 a 20 escudos por dia e um trabalhador rural 7 a 8 escudos. Imagine-se o que significava “arranjar” uma pedrinha com Volfrâmio!
Quanto representava para a família, 100 gramitas!
E se encontrasse uma mina?

   
Os homens trabalhavam nas minas ou por conta própria, pesquisando  por tudo quanto era serra, onde pudessem escavar e procurar o minério, as mulheres descobriram então outra actividade : lavar a terra para separar o minério.
           
Fizeram-se fortunas num dia, ou num momento!
Desfizeram-se sonhos num instante.

              ********************************************************


Estanho  e Volframio


Quartz
Urânio

Quartz







Aqui ficam algumas amostras, de minérios que ainda se podem encontrar com alguma facilidade na nossa terra, isto para quem as conhece,  não é o meu caso.


Obrigado à Sra  Alice e ao João A. por algumas destas amostras

Sem comentários: