terça-feira, 3 de janeiro de 2012

JOGO DO RAMINHO " FLORIDO FLORADO "







                              





           


                                      *****************************************************************************


Do Carnaval à Pascoa decorrem 40 dias, como se sabe, e durante este período não se realizavam bailes na aldeia. É a Quaresma.Os menores de 15-16 anos, já espigadotes e que começam a pensar em namoriscar esta ou aquela moça, sentiam a falta do baile, o melhor local para irem deitando as suas vistas e fazerem as suas escolhas.
 Mas, como também se sabe, o amor foi sempre engenhoso e os nossos antepassados não tinham falta de imaginação. Assim, inventaram um jogo, aparentemente simplório, que não bulia com o respeito à Igreja, mas que permitia aos jovens auscultar os sentimentos uns dos outros. Chamava-se o Raminho florido   e foi praticado no Terrenho até ao principio dos anos 70. Daí para cá as coisas começaram a ficar mais facilitadas e lá se foi a tradição.
           

O jogo consistia no seguinte:
        
Aos domingos e dias Santos, depois de almoço, as raparigas  adolescentes, ainda sem namorado, juntavam-se à tardinha, em lugar abrigado, ao sol e ai esperavam até os rapazes, com seus fatos domingueiros e ar janota, se irem juntando. Levados  pela tradição, sem dúvida, mas sobretudo  pelo grande desejo de falar com as raparigas. Os rapazes ficavam o observar ou entravam no jogo , encorajados pelos sorrisos das raparigas e logo  que havia um numero suficiente elas iam fazer um raminho com as flores da época, ( sabugueiro, rosmaninho,mangerico.......)

O Jogo podia começar.

A moça do ramo passava-o, então, ao parceiro a seu lado, entoando a seguinte quadra:
         
           Raminho,florido florado
          Que manda o teu namorado(a)
          E o 
outro(a) dizia

         O raminho bem lindo é, falta saber o amor quem é

E encostava a boca ao ouvido do parceiro, segredando-lhe: 

          
          “O teu namorado é F…", ou
          “Para tua namorada dou-te F…", ou ainda
          “Aquele (ou aquela) é teu namorado(a)”. 

 Novamente se cantava a quadra e se passava o raminho à moça seguinte e se dizia ao ouvido o nome dum rapaz e assim sucessivamente até se darem 3 voltas ao grupo, dando-lhe um namorado de   cada vez. 
 Depois cada um dos participantes era convidado a dizer qual dos 3 nomes que lhes segredaram ao ouvido era preferido ou, com qual ficava.
          
A escolha era assim, o primeiro perguntava ao segundo.

Quem te veste ? Fulano, um dos três 
Quem te Calça ?  Fulano
Quem te leva para a cama ?   Ela citava o nome e claro que era este o eleito


 Feitas as confissões todos batiam as palmas e o Jogo terminava. E lá se iam os rapazes sonhando lindos sonhos ou desiludidos.
Esta simples brincadeira, foi concerteza veículo de muitos casamentos, pois constituía, de certa maneira, o primeiro passo a dar no caminho do Namoro.
           

Sem comentários: