sexta-feira, 1 de junho de 2012

AZEITEIRO OU PETROLINO

  O Azeiteiro com a carroça e o macho.
                                      Em  1960, era mais ou menos assim






 Da rua vinha  um som agudo de corneta. Era o Azeiteiro do Aveloso com uma carroça puxada por um macho, que se aproximava pela estrada de terra batida. Um bando de rapazes e raparigas aparece aos pulos e a gritar: "Olha o Azeiteiro! Olha o  Azeiteiro !" 

O Azeiteiro e o" Carrão "do petróleo da SACOR que vinha fornecer o petróleo às mercearias eram as grandes atracções dos mais pequenos.
 

 

A primeira paragem do azeiteiro  era na aldeia nova, depois no Adro e ultima era em frente da casa do Carlitos.


As mulheres juntam-se,   “Bom dia, ti João”. O Ti João desce da carroça. Uma das mulheres traz um garrafão de cinco litros e pede petróleo. O Ti João puxa da marreca, que é uma vasilha com um bico e um funil, enfia o funil no gargalo do garrafão e vaza o tal líquido corde-rosa . 
Outra mulher traz uma garrafa e pede meio litro de azeite. Azeite? Então um petrolino não vende só petróleo? Que mais venderá? Dava-mos a volta à carroça. Olha! Até tem chapa de matrícula!  Entretanto o Ti João tinha pegado na marreca do azeite, com o respectivo funil, e vazado azeite da medida para o funil com todo o cuidado, não fosse perder-se alguma gota! Depois guardou a medida dentro da marreca. 


A cliente seguinte quer um quilo de sabão. E também solta um  “Dê-me lá um quartilho de aguardente”. O Ti João pega na faca e corta uma porção da barra de sabão, que pesa na balança. Acertou! 
Tem muita prática. Depois, com um medidor, avia a aguardente de um barril. 

Depois de estar tudo aviado o petrolino puxa a cabeçada, e a mula sacode a guizeira que traz ao pescoço, fazendo tilintar os guizos. A carroça retoma a marcha e lá vão até à próxima aldeia que neste caso era a Castanheira , anunciando a sua presença a toques de corneta.

Com o tempo as coisas foram-se modernizam-do e por fim o sr João, trocou a carroça e o macho por uma carrinha FORD e ai havia muitas mais coisas para vender, alem do petróleo, azeite sabão....
trazia também mercearia.álcool etílico, piassabas, vassouras, penicos,  palha de aço.........

                                                                           

1 comentário:

fatima disse...

José Mateus, não resisti a mostrar a sua publicação no facebook. Fantástico artigo!